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Primeira Assistente Virtual baseada em inteligência artificial simplifica atendimento ao cidadão

Primeira Assistente Virtual baseada em inteligência artificial simplifica atendimento ao cidadão

Assistente virtual do Portal de Transparência utiliza IA avançada para interagir com cidadãos

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Com o objetivo de promover a transformação digital e atender diretamente à população, o governo de Rondônia inova com o lançamento da primeira Assistente Virtual baseada em Inteligência Artificial (IA), no Portal da Transparência do estado. A nova assistente, denominada “Clara”, será apresentada durante o 2º Encontro de Controles Internos, nos dias 27 e 28 de junho, no Instituto Federal (Ifro), em Porto Velho. 

A iniciativa faz parte de um trabalho desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), em acordo com o eixo de gestão estratégica governamental. A iniciativa surgiu da necessidade de simplificar a relação do poder público com a sociedade e a inteligência artificial foi escolhida por sua capacidade de  adaptação com base em novos treinamentos, garantindo que a Clara se torne cada vez mais eficaz ao longo do tempo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Clara representa um avanço para o estado, reforçando os investimentos da gestão estadual em modernização, eficiência e qualidade das iniciativas. “O Portal da Transparência é uma ferramenta essencial que permite ao cidadão fiscalizar os investimentos, receitas e ações realizadas pelo estado,” pontuou.

“O governo de Rondônia está em primeiro lugar entre os poderes executivos estaduais no Programa Nacional de Transparência Pública. Para alcançar essa posição, é necessário obter um nível de transparência entre 95% e 100% e Rondônia atingiu 99,29%. A Clara é um fruto da continuidade desse trabalho e do compromisso do estado com a transformação digital”, ressaltou o governador.

Segundo o coordenador de Análise de Dados da Setic, Pedro Gomes, o uso de inteligência artificial está revolucionando o mundo e a administração pública. “Apenas acompanhar e replicar tendências não é suficiente para contribuir para modernização de serviços. Por isso é importante analisar e escolher as melhores soluções para solucionar problemas e proporcionar melhorias de processos dentro da administração pública”, destacou. 

ATENDIMENTO SIMPLIFICADO

Clara está disponível no Portal da Transparência de Rondônia e pode ser utilizada em diversas situações para facilitar o atendimento ao cidadão. A Assistente Virtual foi projetada para compreender de forma natural as perguntas dos usuários, sem a necessidade de escolher entre opções pré-determinadas. Isso significa que, os cidadãos podem perguntar sobre várias informações, obtendo respostas de forma rápida e intuitiva como: a consulta de gastos públicos, orientações e outras informações gerais disponíveis no Portal da Transparência.

De acordo com o superintendente da Setic, Delner Freire, a adoção de IA no setor público traz uma série de benefícios que incluem, a automatização de processos, análise de dados para tomadas de decisão, atendimentos mais eficientes e redução de custos. “Esses benefícios podem se converter em sistemas de atendimento ao cidadão e ferramentas de análise para políticas públicas. Ao contrário de outras tecnologias, a IA tem a capacidade de aprender e se adaptar continuamente, melhorando sua eficácia ao longo do tempo”, explicou.

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: ASCOM CGE
Secom - Governo de Rondônia

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