Português (Brasil)

Operação Boi Fantasma prende dois em investigação sobre simulação da movimentação de bovinos

Operação Boi Fantasma prende dois em investigação sobre simulação da movimentação de bovinos

Compartilhe este conteúdo:

A Polícia Civil de Rondônia, em ação conjunta com a Idaron, deflagrou na manhã desta terça-feira (13), a Operação Boi Fantasma em combate aos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, crimes tributários e lavagem de capitais. Duas pessoas foram presas por porte irregular de arma de fogo.

No total, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão em localidades urbanas e áreas rurais nos municípios de Cacoal, Ariquemes, Nova Mamoré e Lábrea. Em todas essas localidades também se procedeu à fiscalização administrativa da Idaron.
Além das prisões em flagrantes, a operação resultou na coleta de elementos de informação e provas importantes para o prosseguimento das investigações e apreensão de cinco armas de fogo.

Segundo a Polícia, os investigados colocam em risco a sanidade animal, através da simulação da movimentação de bovinos, expondo também todo o rebanho da região ao risco de contaminação por aftosa e brucelose, além de outras enfermidades.

A operação contou com apoio da Polícia Civil do Acre, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf-AC), Secretaria de Estado da Fazenda, Governo do Estado do Acre (Sefaz-AC), Secretaria do Estado de Finanças (Sefin-RO) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf-AM).

A fiscalização sanitária ocorreu em diversos pontos, identificando centenas irregularidades administrativas por parte da Idaron, com a consequente autuação dos responsáveis, tanto em Rondônia como no Amazonas, com participação da Agência ADAF.

O nome da operação Boi Fantasma refere-se ao fato de que os rebanhos bovinos existem apenas nos sistemas ou no papel (são números inexistentes) não correspondendo com a realidade, tratando-se de gado “fantasma”.

Compartilhe este conteúdo: