Português (Brasil)

Equipe “Jovens Tech” do Campus Ariquemes recebe preparação para nova etapa no Desafio Liga Jovem do SEBRAE

Equipe “Jovens Tech” do Campus Ariquemes recebe preparação para nova etapa no Desafio Liga Jovem do SEBRAE

Organizado pelo Sebrae Nacional, esta é a segunda edição do Desafio Liga Jovem

Compartilhe este conteúdo:

Por IFRO

Em preparação para a Etapa Estadual do Desafio Liga Jovem, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, receberam capacitação do gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do município de Ariquemes. O grupo selecionado compõe a equipe “Jovens Tech”, composta pelos estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: Júlio César Barbosa Santos, Júlio César Sabaini Carvalho, Kaio Brito Alves, Larissa de Oliveira Mendes e Tayla Leite Correia, sob orientação da Professora de Informática, Eudoxia Moura.

A reunião de orientação foi no Campus Ariquemes, na tarde do dia 13 de agosto. Segundo Marlon Amorim, Gerente do Sebrae Ariquemes, “foi uma grande satisfação poder contribuir com a capacitação dos alunos do IFRO, preparando-os para realizar um pitch de alto impacto. Ver esses jovens, ainda no início de suas jornadas, já desenvolvendo soluções inovadoras e criativas é extremamente gratificante. Isso demonstra o potencial que eles têm e o quanto estão preparados para enfrentar os desafios do futuro. O Sebrae valoriza e prioriza ações como o Desafio Liga Jovem, pois acreditamos que investir no empreendedorismo juvenil é essencial para construir um Brasil mais competitivo e inovador. Estou honrado em fazer parte desse processo e ansioso para ver as soluções que serão apresentadas”.

Organizado pelo Sebrae Nacional, esta é a segunda edição do Desafio Liga Jovem. A competição é executada por meio do Instituto Ideias de Futuro, com o intuito de apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras pelos estudantes e professores orientadores participantes. O desafio os ajuda a se reconhecerem como protagonistas de mudanças em sua realidade, e não apenas como usuários de tecnologia, mas também como criadores de soluções para os desafios da sociedade. Equipes de estudantes de todo o país possuem o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades, usando tecnologia. Participam estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental (Imagina), do 1º ao último ano do ensino médio (Cria), da Educação Profissional/Técnico (Inspira) e da Educação Superior/Graduação ou Tecnólogo (Avança).

A segunda fase será realizada no fim deste mês e os representantes de Ariquemes irão apresentar o projeto de tecnologia, que tem como objetivo utilizar a visão computacional para fazer reconhecimento facial de alunos nas câmeras instaladas do campus. Na fase Estadual, as equipes selecionadas apresentam seus projetos ao vivo para uma bancada de jurados on-line, tentando seguir para as fases Regional e Nacional. Serão quatro bancas por estado, que definirão um grupo vencedor de cada categoria para continuar na competição.

Compartilhe este conteúdo: