Ex-prefeitos nomeados para cargos na Casa Civil, mais um ex (prefeito) ganhará cargo importante no Governo, assessores de Cacaulândia reunidos com deputado
A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa
Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Mudanças – Para quem não acreditava que o governador Marcos Rocha (União) iria promover mudanças em sua equipe de Governo, se enganaram, porque as informações mais recentes confirmam que sim. As nomeações são a partir de hoje (1º), Dia Mundial da Mentira. A data coloca uma interrogação, mas as informações são que as publicações no “Diário Oficial” são reais e estão valendo. Uma delas é somente a mudança de função do ex-prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz, que foi renomeado do setor onde estava para a Casa Civil, a partir de hoje (1º). Valteir foi afastado do cargo de prefeito com alegações da prática de irregularidades na chefia do Poder Executivo do município vizinho a Porto Velho, inclusive, foi necessário a realização de eleição suplementar, com o ex-prefeito e ex-deputado federal), Lindomar Garçom sendo o vencedor. Ele foi reeleito em outubro de 2024 para um mandato integral.
Mudanças II – Também está nomeado para a equipe da Casa Civil o ex-prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União), que não conseguiu se reeleger nas eleições municipais (prefeitos e vereadores) de 2024, apesar de considerado favorito na maioria das pesquisas sobre a sucessão municipal, por institutos renomados. O ex-deputado estadual, que também já tinha ocupado o cargo de vereador e presidente da Câmara de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL) foi eleito prefeito em 2024 e desde o início do ano dirige o segundo maior e mais importante município econômica, social e politicamente de Rondônia. Até o recesso parlamentar, em julho próximo, Rocha deverá promover reformulação em boa parte do secretariado, mas algumas já estão ocorrendo. É o que se comenta nos bastidores da política.
Mudanças III – Mas a nomeação mais esperada deverá ocorrer nos próximos dias. Fontes seguras garantem, que o ex-deputado (federal e estadual), ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Carlos Magno, que já ocupou a chefia da Casa Civil no governo Ivo Cassol, caso Elias Rezende, hoje na secretaria de Obras não seja nomeado para o cargo é Magno quem será o substituto de Júnior Gonçalves, demitido no início de fevereiro pelo governador Rocha, depois de alguns anos como interlocutor do Governo do Estado com os demais Poderes e entidades representativas. Magno, inclusive, deverá ser integrado à equipe de governo, com a finalidade de melhorar a imagem de Rocha no interior. Ainda não se tem o cargo de Magno, que até o final do ano ocupou o cargo de secretário da Agricultura do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Quem viver verá...
Cacaulândia – O secretário de Educação Gabriel Pereira e o diretor de Esportes Jorge Fiúza, do município de Cacaulândia, estiveram na manhã de segunda-feira (31) na Assembleia Legislativa em busca de apoio para suas reivindicações junto ao Governo do Estado. Gabriel e Jorge mantiveram contato com o deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), solicitando intervenção política para que suas reivindicações sejam atendidas pelos secretários de Estado, para que população seja atendida em suas prioridades nas áreas de esportes e educação. Segundo o deputado Jean Mendonça, “os dois segmentos são fundamentais para a população de Cacaulândia, e certamente teremos o apoio do Governo do Estado”. Concluiu dizendo, que o governador Marcos Rocha (União), “não deixará de atender o povo de Cacaulândia”.
Reeleição – Um dos desafios de Goebel nas eleições do próximo ano é conseguir mais uma reeleição. Pelos serviços prestados na maioria de os municípios do Estado, Goebel certamente não terá muitas dificuldades em conseguir mais um mandato eletivo. Reeleito para o quinto mandato consecutivo em 2022, Luizinho é o mais experiente parlamentar da Assembleia Legislativa e, provavelmente esteja em outro partido político, não o Podemos, a que está filiado hoje, nas eleições gerais do próximo ano, quando serão eleitos presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Faltaria definir o novo partido.
Respigo
Aquele vereador “machão”, pecuarista forte em São Francisco do Guaporé deverá perder o mandato, se realmente os “nobres pares” cumprirem o decoro parlamentar. Se os colegas de câmara não tomarem as devidas providências, seria importante que as verdadeiras autoridades cobrem a punição do covarde que não honra as barbas +++ Dorival Júnior com passagem negativa no comando da Seleção Brasileira de Futebol foi demitido. Foi difícil suportar a pressão, após a derrota (4x1) para a Argentina +++ O novo treinador, que não pode ser a exemplo de Dorival, “empregado” dos empresários, que são quem convocam a maioria dos jogadores, até o fechamento da coluna não foi anunciado +++ Como hoje é 1º de abril, Dia Mundial da Mentira, muitos nomes foram anunciados como o novo treinador de futebol do Brasil, inclusive David Luís, do Flamengo. Ele sem dúvidas é o mais competente do momento, mesmo sendo iniciante no cargo. Acreditamos que seja muito difícil David Luís, com a personalidade que tem, aceitar “dirigir” a Seleção Brasileira com a maioria de os jogadores “convocada” por empresários de jogadores.