Português (Brasil)

Governo de RO autoriza convênios com instituições de ensino para estágio de Medicina na rede estadual de saúde

Governo de RO autoriza convênios com instituições de ensino para estágio de Medicina na rede estadual de saúde

O decreto representa um avanço no apoio à formação prática dos estudantes de Medicina

Compartilhe este conteúdo:

Com o objetivo de fortalecer a formação acadêmica e promover a qualificação dos futuros profissionais da área da saúde, o governo de Rondônia publicou, na segunda-feira (21), o Decreto nº 30.177/2025, que autoriza a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a celebrar convênios com instituições de ensino superior, públicas ou privadas à realização de estágios curriculares não remunerados por alunos do curso de Medicina.

A medida atende às disposições da Lei Federal nº 11.788/2008, que regula os estágios de estudantes, e do Decreto Estadual nº 27.159/2022, que trata da regulamentação do estágio no âmbito da Administração Pública estadual. O decreto representa um avanço no apoio à formação prática dos estudantes de Medicina, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso do estado com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa demonstra o empenho do governo em criar oportunidades que contribuam ao desenvolvimento educacional e profissional da juventude rondoniense. “É um pré-estágio onde ampliamos o acesso dos estudantes de Medicina aos campos de prática na Rede Pública de Saúde, fortalecendo a formação desses futuros médicos e o atendimento prestado à nossa população. É uma parceria em que todos ganham: o aluno, a instituição e, principalmente, o cidadão que utiliza o sistema público de saúde”, evidenciou.

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, reforçou a importância da medida. “Essa parceria com as instituições de ensino é essencial para que os acadêmicos tenham a vivência prática antes do internato. É uma etapa importante da formação médica, que prepara o estudante para os desafios diários”, afirmou.

A celebração dos convênios seguirá modelo elaborado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RO), que também deverá se manifestar juridicamente em cada processo de convênio, garantindo a legalidade e transparência nas parcerias firmadas. O decreto já está em vigor e representa mais um passo no compromisso do governo de Rondônia com a educação, a saúde pública e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à formação de profissionais qualificados.

Fonte
Texto: Suelen Viana
Fotos: Arquivo Sesau
Secom - Governo de Rondônia

Compartilhe este conteúdo: