Português (Brasil)

Visita de Lula a Porto Velho é adiada após morte do Papa Francisco

Visita de Lula a Porto Velho é adiada após morte do Papa Francisco

Presidente participaria da entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida na capital de Rondônia, mas mudança na agenda do Vaticano adiou a viagem

Compartilhe este conteúdo:

Porto Velho, RO – A aguardada visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Porto Velho, que estava marcada para esta quinta-feira (24), foi adiada em razão do falecimento do Papa Francisco, ocorrido na segunda-feira (21). O presidente participaria da cerimônia de entrega de 304 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no Residencial Porto Fino, na capital rondoniense.

Com o luto oficial decretado no Brasil por sete dias, a agenda presidencial foi alterada. Há a possibilidade de a visita ser remarcada para o sábado (26), mas até o momento não houve confirmação oficial do Palácio do Planalto.

Essa seria a primeira visita de Lula a Rondônia em 15 anos. A última vez que esteve no estado como presidente foi em agosto de 2010, durante seu segundo mandato, quando acompanhou as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

Em pronunciamento divulgado pela Secretaria de Comunicação (Secom), Lula lamentou profundamente a morte do Papa. “Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, afirmou.

O presidente também destacou o legado do pontífice em temas como a paz mundial, os direitos humanos e a preservação do meio ambiente. “Francisco foi o papa da paz, do diálogo, da união e do amor a todas as formas de vida. Fez seguidos alertas sobre a crise climática e condenou todas as guerras, principalmente aquelas que atingem mulheres e crianças”, completou Lula.

Papa Francisco faleceu aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e falência cardíaca. O funeral será realizado no Vaticano, e os detalhes do cerimonial devem definir a nova data da visita presidencial a Rondônia.

Compartilhe este conteúdo: