Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação sobre Acolhimento e Humanização nos Serviços de Saúde
Pimenta Bueno
Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação sobre Acolhimento e Humanização nos Serviços de Saúde
Nesta quinta-feira (10/04/2025), a Secretaria Municipal de Saúde de Pimenta Bueno realizou a Capacitação em Acolhimento e Humanização nos Serviços de Saúde, reunindo 101 profissionais de saúde de diferentes setores da SEMSAU. A atividade integra o Calendário Anual de Ações do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da SEMSAU/HMMAN/AB, e foi conduzida por meio de uma parceria entre o NEP do Hospital Municipal Ana Neta (HMMAN) e a Rede Básica de Saúde do município.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a educação permanente dos servidores da saúde, como destaca a coordenadora do NEP, enfermeira Antonia Ferreira. A ação é parte das estratégias da administração da prefeita Marcilene Rodrigues, em conjunto com a secretária municipal de Saúde, Andréia Sampaio, e juntamente, com toda equipe da superintendente da Média e Alta Complexidade (MAC), que vêm implementando medidas voltadas à qualificação da assistência prestada aos usuários do SUS no município.
A capacitação teve como foco a promoção de práticas mais acolhedoras e humanizadas, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH). Durante a formação, as psicólogas Selma Bueno e a residente de Psicologia Ana Paula Oliveira utilizaram ferramentas metodológicas da PNH para a construção de cenários baseados na rotina real dos profissionais da saúde, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento das práticas de cuidado.
A abordagem adotada buscou não apenas aprimorar a qualidade da assistência, mas também identificar fragilidades nos processos de trabalho da equipe multiprofissional, promovendo o fortalecimento do protagonismo dos profissionais na construção de um sistema de saúde mais humano, eficiente e resolutivo.
A ação reafirma a prioridade da atual gestão em qualificar continuamente os serviços de saúde, assegurando aos usuários do SUS um atendimento pautado na escuta, empatia e respeito.